sexta-feira, 18 de junho de 2010

Você realmente conhece a Pastoral da Criança?

Visando promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade, a Pastoral da Criança, organismo social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está presente em onze municípios da Região Tocantina, com trabalhos de orientação sobre higiene e alimentação. Mais de três mil crianças são acompanhadas pela Pastoral de Imperatriz.
Os trabalhos da Pastoral começaram, na cidade, em 1988 e conta com mais de 400 voluntários que realizam as atividades de visita às famílias nas comunidades carentes da região. Cada líder, como é chamado, acompanha entre 15 e 20 crianças, com uma visita por mês. O objetivo inicial é levar informação sobre saúde e nutrição às mães. Mensalmente, acontece a Celebração da Vida, momento em que são reunidas todas as famílias para avaliar o desenvolvimento das crianças e proporcionar a troca de experiências e solidariedade na comunidade. Nesse dia, as crianças são pesadas, e seu peso é registrado na Caderneta da Criança, para controle da família, e no Caderno do Líder, para posteriormente ser enviado à Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba - PR. Durante o encontro, são realizadas brincadeiras com as crianças e troca de informação entre as mães. “É um momento em que a gente tenta envolver as mães para celebrar a vida dos seus filhos, e comemorar cada grama que a crianças ganhou”, ressalta a coordenadora da Pastoral da Criança Setor Imperatriz, Maria do Socorro.
Para analisar os resultados dos trabalhos desenvolvidos, a Pastoral faz uma avaliação com as mães e os líderes, para saber quais foram as dificuldades enfrentadas, os avanços obtidos, as propostas sugeridas, além de preparar as atividades para o mês seguinte. Todas essas informações, em seguida, são enviadas para Curitiba, onde é feito o relatório do acompanhamento.
Para acompanhar e orientar as famílias, os líderes passam por um treinamento que acontece todos os anos, a cada dois meses. Eles recebem orientações de como abordar e repassar as informações necessárias às mães. Em Imperatriz, são atendidas as paróquias dos bairros: Buriti, Parque Anhanguera, Beira Rio, Santa Inês, Parque Independência, Nova Imperatriz, Santa Rita e São José.
A Pastoral desenvolve os trabalhos com a ajuda de muitos parceiros, entre eles o Ministério da Saúde e o apoio do projeto Criança Esperança, da rede Globo. A Pastoral da Criança fica localizada na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, n° 396 (ao lado da Zorzo), Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário