quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estudantes da UFMA divulgam ações da Pastoral da Criança de Imperatriz




Por Lucia Pacheco- ASCOM/UFMA Imperatriz

Os estudantes do Curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo estão desenvolvendo um trabalho de divulgação de vários órgãos não-governamentais de Imperatriz. Os alunos responsáveis pela Pastoral da Criança fizeram na última terça-feira, dia 22 de junho, uma exposição com as atividades da entidade durante toda a manhã na Praça de Fátima, no Centro, e à tarde no pátio do campus da UFMA. O trabalho é realizado pelos acadêmicos que cursam a disciplina Laboratório de Assessoria de Comunicação, ministrada pelo professor Gilbert Angerami Lopes.
A Pastoral da Criança, com sede nacional em Curitiba-PR, integra a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB e foi fundada no Brasil em 1983 pela médica Zilda Arns. Em Imperatriz, a Pastoral completa 22 anos no próximo dia 18 de julho. Na cidade, acompanha cerca de quatro mil crianças em 11 municípios da Região Tocantina, conhecido como Setor Imperatriz.
A Pastoral de Imperatriz possui mais 400 voluntários que realizam as atividades de visita às famílias nas comunidades carentes da região. Cada líder ou agente de pastoral acompanha entre 15 e 20 crianças, visitando-as uma vez por mês para orientar sobre higiene e alimentação. A Pastoral acompanha desde a gestação até os seis anos de idade.
Os estudantes organizaram no Campus II uma exposição sobre a Pastoral da Criança, com fotos, cartazes, folhetos, livros publicados e instrumentos utilizados nas ações comunitárias. “O nosso trabalho é uma forma de contribuir com a Pastoral e levar o conhecimento às pessoas que não conhecem as ações desenvolvidas, além de ser, também, uma forma de integrar a UFMA e a sociedade”, afirma o estudante do 7º período de Jornalismo, William Castro.
Trabalhando na Pastoral da Criança há 15 anos, Helena Nascimento Reis, uma das líderes presentes na exposição, parabenizou a ação dos alunos e do professor com o trabalho proposto. “Eu admirei a atitude do professor com a proposta desse trabalho e a dimensão que os alunos estão fazendo aqui na universidade. Acho que vamos conseguir até mais voluntários para a Pastoral”, enfatiza.
No próximo mês, em comemoração aos 22 anos de fundação da Pastoral da Criança em Imperatriz, a entidade vai realizar um encontro com todos os líderes e coordenadores das paróquias da cidade. O evento é aberto à sociedade e todos os interessados pela temática poderão participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário