segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pastoral da Criança completa 22 anos em Imperatriz

No próximo mês, dia 18, a Pastoral da Criança de Imperatriz, completa 22 anos na cidade. Desde sua criação, a pastoral realiza atividades voltadas a redução da mortalidade infantil. Em comemoração a data, está sendo organizado um encontro para reunir todos os líderes da Pastoral, coordenadores das paróquias e a comunidade em geral da região Tocantina.

Mais de 400 líderes fazem parte da Pastoral da Criança de Imperatriz. As ações realizadas no sentido de promover o desenvolvimento infantil e a melhoria da qualidade de vida só foram possíveis graças ao trabalho voluntário desses líderes. Segundo o site oficial da organização: “Mais de 261 mil pessoas acompanham mais de 1,8 milhão de crianças e 95 mil gestantes em mais de 42 mil comunidades de 4.066 municípios brasileiros. As ações dessas pessoas ajudam a reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e ainda promovem a paz e a justiça social nos grandes bolsões de pobreza e miséria do país. Todo trabalho tem como base a solidariedade e a multiplicação do saber. O resultado é a promoção humana e o fortalecimento do tecido social das comunidades. (http://www.pastoraldacrianca.org.br/)

Os preparativos para o encontro estão sendo pensados desde dezembro do ano passado. O tema discutido será o Líder Missionário na Pastoral da Criança. A coordenadora da Pastoral de Imperatriz enfatiza a importância do evento. “É um momento muito importante para todos os líderes da Pastoral da Criança, porque além de celebrar esses 22 anos, é um momento de estar convidando outras pessoas para fazer parte da nossa Pastoral”, afirma.

Os voluntários acompanham as crianças carentes, orientam as mães, e produzem a multimistura (complemento alimentar conhecida como “farinha milagrosa”) oferecida para auxiliar no desenvolvimento das crianças, além de incentivar o aleitamento materno.

A Pastoral acompanha a criança desde a gestação da mãe até os seis anos de idade. O método de atenção às gestantes carentes e às crianças desnutridas, proposto por Dona Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, passou a ser adotado em vários países da América Latina e da África. Infelizmente, ela se encontrava no Haiti quando aconteceu o terremoto, em 12 de janeiro de 2010, perdendo a vida se doando ao trabalho altruísta, e deixou como herança o sonho de salvar vidas por meio de ações comunitárias e voluntárias na sociedade. Por isso, as atividades da Pastoral de Imperatriz serão discutidas e apresentadas no encontro dos 22 anos presente na cidade, enfatizando a atuação do líder como missionário. O evento acontecerá no salão paroquial da Igreja Cristo Salvador, no bairro Parque do Buriti.

(Assessoria de Comunicação Pastoral da Criança/Imperatriz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário