sexta-feira, 27 de maio de 2011

Entenda as fases e os principais nutrientes do leite materno

Diversos mitos envolvem a qualidade do leite materno e, apesar das diversas campanhas realizadas pelo mundo, muitas mamães ainda duvidam das vantagens que ele oferece. Por isso, a Sempre Materna aproveita a Semana Mundial do Aleitamento Materno e dá boas razões para você ser adepta à amamentação.
O pediatra e chefe da Unidade de Nutrologia do Instituto da Criança e da Faculdade de Medicina da USP, Ary Lopes Cardoso, explica a importância. “O leitinho da mamãe funciona como um aliado para o bebê continuar seu desenvolvimento fora do útero, por isso, deve ser exclusivo para as crianças até os seis meses de vida. A partir daí já é indicado introduzir alimentos complementares – legumes, verduras, carne."
Após o parto a mamãe percebe algumas mudanças no leite que produz. Veja as três fases:
Colostro
Na primeira fase o leite é espesso e amarelado, chamado de Colostro. Sua composição é rica em proteína e sais minerais. Os anticorpos presentes são ideais para imunizar e proteger o pequeno de infecções. Na prática é como se fosse a primeira vacina. Nessa fase muitos dizem que a mamãe tem o leite fraco, mas não é verdade. O colostro tem bastante água, consequentemente, é mais fino.

Transição
Aqui ele é chamado de leite de transição. Exatamente porque está saindo amadurecendo. Apresenta maior volume, cerca de 30ml por mamada, e tem cor de manteiga. Os índices de proteína diminuem e a gordura e o açúcar começam a ganhar espaço.
Maduro
É esse leite maduro que satisfaz a fome do bebê. É rico em todos os nutrientes necessários para garantir o bom desenvolvimento do bebê.
Segundo Eneida Bittar, enfermeira-consultora e educadora em aleitamento materno, a livre demanda também é de suma importância. “É importante lembrar que o tempo de mamada é individual. Há bebês que ficam satisfeitos rapidamente e outros que levam mais tempo, deixem-os a vontade para matar a fome”, explica.
Pois é, o leitinho da mamãe só apresenta benefícios: Sacia a sede, alimenta, nutri, imuniza, é natural, não tem custo, ajuda no desenvolvimento facial, está sempre na temperatura ideal, é higiênico e pode ser levado a qualquer lugar, qualquer hora.

PRINCIPAIS NUTRIENTES ENCONTRADOS NO LEITE MATERNO:

Carboidratos
Fonte de energia. Os mais importantes são a lactose e os oligossacarídeos prebióticos. Auxilia na absorção de minerais, especialmente o cálcio
Gorduras
Fonte concentrada de energia que provê de 50% a 60% das necessidades do lactente. Fornecem ácidos graxos importantes para o desenvolvimento do cérebro, da retina e dos tecidos nervosos.
Proteína
Fonte de aminoácidos e de nitrogênio. Além disso, tem funções específicas como a defesa contra agentes microbiológicos. Também é imprescindível para o desenvolvimento e crescimento do bebê.
Vitaminas e sais minerais
Essenciais para o processo de crescimento e desenvolvimento ósseo, cerebral e integridade do sistema imunológico.
Ferro
Essencial na prevenção de anemia







Por: Redação Sempre Materna

Nenhum comentário:

Postar um comentário